+55 (87) 3863-3970 petrape@ig.com.br

Projetos Sociais - Atividades Anuais

Janeiro

Período de férias; mesmo nessa época alguns meninos não tem como permanecer com a família, por motivo de situação de extrema vulnerabilidade social, dessa forma o PETRAPE promove uma colônia de férias oferecendo atividades lúdicas, esportivas e culturais, internas e externas, em parcerias com outras instituições no município:

Fevereiro

Retorno às atividades escolares, o PETRAPE oferece educação integral em parceria com a Escola Municipal são Domingos Sávio, do 1º ao 5º ano e nos anos seguintes com as Escolas Estaduais Escola Paes Barreto e Escola Gercino Coelho.

De acordo com o calendário nacional em fevereiro acontecem as atividades carnavalescas; o PETRAPE tem o Bloco Herói ou Malandro, criado pela Irmã Dourado em 1992, a partir dos relatos de que os meninos pulavam os muros da instituição para participarem do carnaval de rua da cidade, a Irmã Dourado, decidiu ouvir cada um e sugeriu a ideia de irem para o carnaval juntamente com os educadores e demais voluntários que os assistiam, dessa forma teriam maior segurança para “brincar o carnaval”; daí surgiu o Bloco e sua Orquestra “Herói ou Malandro” e se tornou história e cultura em Petrolina, Juazeiro e região, apresentando-se todos os anos na sexta-feira de carnaval.


O “Herói ou Malandro” mantém a tradição de uso da camisa padronizada, a fim de facilitar a identificação e monitoramento dos participantes, além disso, a camisa é um importante instrumento para o fortalecimento da ideia de pertencimento de grupo, com melhora da autoestima dos membros e a valorização do bloco e seus participantes pela sociedade.



Março e Abril

Páscoa e atividades de acordo com o calendário Escolar:



Maio

Em maio realizamos o primeiro encontro com as famílias; momentos de formação realizados pela equipe psicossocial e momento de almoço festivo com os filhos:

Você faz o PETRAPE. Faça sua doação e ajude a realizar sonhos! Doe Agora

Junho

Em junho é realizado o tradicional São João Beneficente, que com a renda arrecadada a instituição realiza alguns projetos e investe na manutenção da infraestrutura do Petrape; festa que se tornou tradição no calendário de festividades juninas de Petrolina e Região.



Julho/Agosto

Recesso escolar com atividades recreativas na instituição e na comunidade, como atividades de férias e ao retornarem, participam das atividades do calendário escolar; culturais e esportivas.



Setembro

Há uma grande movimentação no Petrape no mês do Aniversário de Petrolina(21/09) e comemorações cívicas em virtude do dia 7 de Setembro. A Banda Marcial Irmã Dourado se apresenta diversas vezes durante o mês.

Outubro

Mês das crianças; são realizadas diversas atividades durante uma semana, em comemoração ao dia das crianças.



Novembro

Reta final para o fechamento do ano letivo, realizadas atividades para amenizar o stress acumulado ao longo do ano, com acompanhamento de reforço escolar.



Dezembro

É também um mês repleto de atividades; as crianças e adolescentes se apresentam em diversas instituições com Cantata de Natal, Músicas Natalinas ao som de Flautas e ainda a Banda Marcial Irmã Dourado!

O Natal dos meninos é data fixa, acontece sempre no dia 22/12 com a presença das famílias, dos funcionários e convidados; com apresentações, um delicioso jantar e a tradicional entrega de presentes.